Jennifer Cristine

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Borboletas Monarcas, Verdes e Azuis

Borboletas Monarcas


(Hibernando)


 As monarcas são conhecidas por sua migração. Elas se reúnem em quantidades impressionantes. Cerca de 1 bilhão de borboletas hibernam no México, quando chega o fim das brisas para dar início ao inverno elas migram para o Canadá ou para os EUA. Milhões de insetos num voo de 3,5 mil quilômetros. Pois a baixa temperatura pode matá-las. Utilizam como combustível para a viajem, a gordura armazenada no abdome. Alguns cientistas acreditam que elas pegam "carona" nas correntes de ar. Elas hibernam em grandes grupos. Fixam-se nas árvores. Nas florestas do México as condições são ideais para a hibernação. Elas vivem nas árvores por cerca de 4 meses, quando são acordadas pelo calor do sol.

(Migrant colony)


(Fixadas em árvore no inverno)

(Grupo de Monarca)








Borboletas Verdes


Parque da Serra da Capivara, no Piauí, entre o que há de bom por lá, pode ser destacada a paisagem da caatinga no interior do Piauí, Nordeste brasileiro.
Bebem água para a hidratação e alimentação no néctar das flores, das quais obtêm açúcares para a energia, bem como de sódio e outros minerais vitais para a reprodução. 
As borboletas verdes obtêm minerais vitais se alimentando a partir do sal (sódio)  encontrado no solo da Caatinga. As borboletas verdes da Amazonas encontram o sal perto dos rios.
A caatinga é o único bioma exclusivamente brasileiro, o que significa que grande parte do seu patrimônio biológico não pode ser encontrado em nenhum outro lugar do planeta. 







Seca e bela
Caatinga.
Eras:
Borboletas
Pássaros.
Seriemas!
Com cheiro de mato
Daquele mato
Seco e gostoso
Das manhãs que nascem mais cedo
Cheias de Sol
Que parece que não dormiu.
Eras o meu sertão!




Borboletas Azuis



Todos os Verões, grupos de jovens voluntários portugueses e estrangeiros trocam alguns dias das suas férias por trabalho na natureza, no Parque Natural do Alvão. Objectivo: salvar a borboleta-azul, uma espécie tão rara como estranha, que para sobreviver precisa das flores de genciana  e de uma determinada espécie de formiga, em cujo formigueiro vive quase um ano.
As curiosas características do ciclo de vida da borboleta-azul são um dos principais factores que a torna tão sensível. Depende da genciana (Gentiana pneumonanthe), que lhe serve de planta hospedeira para os primeiros tempos de vida; depois, já em fase larvar, é "adoptada" pelo género de formigas myrmica, em cujos formigueiros vive quase um ano. Sai em adulta, reproduz-se e... vive apenas cinco a sete dias.
A sua maior colônia pode ser observada no Parque Natural do Alvão, mas infelizmente algumas da suas populações reduziram-se drasticamente nas últimas décadas. Com um papel importante no ecossistema, o estudo da Maculinea alcon tornou-se uma prioridade.